terça-feira, 25 de junho de 2013

Descontração e conhecimento em sala de aula

Encontrar formas dinâmicas de produzir conhecimento em sala de aula é um dos focos da SETREM, e foi exatamente isso que ocorreu na noite de sexta-feira, 21, no Curso Técnico de Vendas da Instituição. Divididos em grupos de três alunos, cada equipe foi desafiada a dar continuidade ao projeto de planejamento da montagem de uma agência de recrutamento e seleção de pessoas para diversos ramos de negócios, entre eles móveis, calçados e agronegócio. Para dar suporte à atividade, os alunos contaram com a presença de seis professores: Gilson Maidana; Katiuscia Schröer; Lizandra Gehm; Luciano Junges; Maidi Dalri e Vanderli Lorenz.
“Desafiamos cada aluno a buscar a prática através da reflexão e aplicabilidade dos aspectos teóricos. Eles estão realizando um projeto interdisciplinar, em que cada professor colocou um ou mais objetivos que, através da pesquisa e dos encontros com os docentes, geram ideias para os projetos”, explica o professor Luciano Junges.
Esta atividade vem sendo desenvolvida há um mês e meio, em sala de aula e extraclasse. O papel dos professores foi o de dinamizar a busca e a geração de conhecimento, instigando os alunos à pesquisa através da apresentação de vídeos e exemplos, gerando reflexões e oportunizando aos alunos se expressarem. “A ideia é mostrar a eles a importância do pensar além, do diferencial oferecido por um profissional ativo e da ampliação das possibilidades de resultados através do trabalho em equipe”, complementa Junges.
Para a Vice-diretora de Educação Profissional da SETREM, Maidi Dalri, esta dinamização da forma de trabalhar com o conhecimento é uma tendência crescente nos cursos da Instituição. “Estamos estimulando os alunos a serem críticos e a ampliarem sua atuação com a pesquisa acadêmica. Assim, estamos contribuindo para que cada ambiente de ensino não seja apenas um local de aprendizado, mas também um local repleto de novos produtores de conhecimento”, finaliza.



0 comentários:

Postar um comentário